data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Uma mesa adaptada para reuniões por vídeo e a companhia inseparável de um notebook. Assim tem sido a rotina do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, durante a pandemia. A instituição está com as aulas suspensas desde março e, de lá para cá, o dia a dia do campus foi transformado, tanto nos setores administrativos quanto nas salas de aula, que hoje estão inseridas dentro do ambiente digital.
Conforme Burmann, a universidade investiu na área de tecnologia para melhorar as condições de trabalho dos docentes e de aprendizagem dos alunos em casa. Entre as alternativas criadas, está a aquisição de pacote de dados para os acadêmicos com Benefício Socioeconômico (BSE), por meio de edital.
No momento, a maior discussão gira em torno da continuidade das disciplinas e demais atividades práticas. Não há previsão de retorno de aulas presenciais. Para isso, um universo de, aproximadamente, 28 mil estudantes das mais variadas regiões do Estado e do país teriam que se deslocar para Santa Maria, situação não recomendada pelo atual estágio de contaminação do vírus no Brasil. A reflexão sobre os processos acadêmicos trará, na avaliação do reitor, um legado que ficará para sempre.
- Não seremos exatamente como éramos. A tecnologia vai apoiar o ensino de forma mais intensa, como ocorre em toda a sociedade. Vivemos uma revolução nos processos de relacionamento - opina Burmann.
Ele conta que o governo federal liberou todo o recurso previsto na Lei Orçamentária Anual, uma das preocupações da sua gestão. Porém, o professor fala que, apesar de a UFSM ter reduzido despesas em contratos, viagens, telefonia e energia, por exemplo, as dificuldades financeiras permanecem.
A universidade injeta R$ 1, 2 bilhão por ano na economia de Santa Maria e região, através dos salários dos servidores e de outros investimentos. Além disso, na pandemia, Burmann avalia que a estrutura do Hospital Universitário (Husm) é essencial para o combate à Covid-19.
- Ao longo das décadas, o Husm se tornou fundamental para a saúde da região. Agora, ainda mais. As equipes são incansáveis - reconhece.
O reitor também destaca ações como a recuperação e produção de respiradores, álcool gel e máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
O momento exige solidariedade entre os setores públicos e privados e a comunidade. A UFSM tem criado oportunidades para que os talentos formados permaneçam na região. Um caso disso é a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), incubadora que já conta com 34 empresas, reunindo estudantes, docentes e investidores. A partir delas, cerca de 197 empregos diretos foram criados. Para Burmann, economia e saúde devem se articular neste momento.
- É preciso que algumas lideranças observem o tamanho da nossa potencialidade, sem paixões. A UFSM sempre será palco de conhecimento e discussões que visem o desenvolvimento regional de forma democrática - conclui o reitor. (Colaborou Rafael Favero)
UFSM
- Atuação - Ensino Superior
- Fundação - 1960
- Empregos diretos - 4.708 (docentes e técnico-administrativos)
- Alunos - 28.745
- Redes sociais - ufsm.br (site, Facebook e Instagram)
AS 29 ENTIDADES APOIADORAS DA CAMPANHA:
- Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm)
- Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens (AHTurr)
- Associação de Jovens Empreendedores de Santa Maria (Ajesm)
- Associação Distrito Vivo (ADV)
- Associação dos Professores Universitário de Santa Maria (Apusm)
- Associação dos Transportadores Urbanos (ATU)
- Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV)
- Associação Rural de Santa Maria
- Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism)
- Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santa Maria
- Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria
- Espaço Contábil Região Centro
- Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma)
- Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma)
- Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas)
- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Santa Maria
- Santa Maria Tecnoparque
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
- Sindicato da Habitação (Secovi)
- Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Santa Maria)
- Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS)
- Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros Região Centro)
- Sindicato dos Empregados do Comércio de Santa Maria (SecSM)
- Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas Região Centro)
- Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria e Região (Sitracover)
- Sindicatos dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm)
- União das Associações Comunitárias (UAC)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Universidade Franciscana (UFN)